Google Doodle para Zu Chongzhi - Pretog News
Pretog News: Google Doodle para Zu Chongzhi

Google Doodle para Zu Chongzhi

Google Doodle homenageia o matemático chinês Zu Chongzhi.

Na história chinesa, se sucediam muitas dinastias e substituiam-se os períodos prósperos e decadentes, mas em cada dinastia apareceram cientistas que deram muitas contribuições, de sua maneira, para o progresso da humanidade. Nas dinastias do Sul e Norte apareceu um grande matemático. Ele chama-se Zu Chongzhi.

Chongzhi

Zu Chongzhi nasceu no ano de 429 numa família burocrática, leu muito desde pequeno e estava muito interessado nos estudos da matemática, astronomia e calendário.

O imperador ouviu o seu nome e enviou-o para trabalhar num departamento acadêmico real. Apesar de não ter vocação para ser funcionário imperial, Zu Chongzhi começou a ter um ambiente melhor para dedicar-se aos seus estudos.

Antes de Zu Chongzhi, a casa real chinesa de todas as dinastias tinha seus funcionários responsáveis pela pesquisa astronômica e se aplicava um calendário próprio. Mas, o matemático descobriu que o calendário até então usado não era tão exato como se imaginava. De acordo com suas observações acumuladas durante o passar dos anos, inventou um novo calendário e denominou-o como Calendário de Da Ming. Segundo o novo calendário, o número dos dias em um ano tinha uma diferença de apenas 50 segundos com o calendário moderno.

Outra contribuição de Zu Chongzhi foi aos estudos matemáticos. Ele descobriu a relação entre a circunferência e o diâmetro entre 3,1415926 e 3, 1415927, com a precisão que só foi substituída mais de mil anos depois pelo matemático Al-Kashi da Ásia Central.

Em 462, Zu Chongzhi pediu ao imperador a adoção do novo calendário, mas foi recusada. O novo calendário inventado por Zu Chongzhi só foi posto em prática dez anos depois do falecimento do seu elaborador e utilizado durante mais de 80 anos.

Zu Chongzhi faleceu no ano de 500.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial