As novidades do Google Analytics - Pretog News
Pretog News: As novidades do Google Analytics

Já tive a oportunidade de testar as novidades do Google Analytics. Entre elas estão: Segmentos avançados e relatórios personalizados. Realmente foi muito interessante testar estes novos recursos, que simplesmente pouparão meu tempo como Web Analytics, uma vez que é possível criar inúmeros relatórios personalizados, segmentar os dados e ainda comparar com datas anteriores.

As novidades estão disponíveis para alguns editores, inclusive na versão em português do Analytics. Após algumas horas de uso, já percebi a quantidade de informações que estes novos recursos conseguem agrupar e exibir de forma muito prática.

Segmentos avançados

O Playground dos Web Analytics começa pela possibilidade de Segmentar dados. Com ela é possível escolher, e exibir em todos os gráficos de estatísticas, dados escolhidos pelo usuário, como por exemplo visitas provenientes de palavras-chave ou de uma determinada URL, inclusive segmentada por um determinado parâmetro da URL. A interface é muito intuitiva, o usuário simplesmente arrasta os parâmetros desejados para as caixas disponíveis e pronto, sua segmentação está montada!

Após testar e salvar sua segmentação, é possível exibi-la nos gráficos e utilizar seus dados para comparar qualquer métrica do Analytics. Ainda há algumas segmentações pré definidas, que ajudam os analistas menos experientes na hora de visualizar dados importantes de forma prática. É possível escolher 2 ou mais segmentações e comparar todos os dados nos gráficos e estatísticas.

Relatórios Personalizados

Através dos Relatórios personalizados, você pode agrupar vários dados do Analytics em uma única janela. Montando colunas com os dados que mais lhe interessam e comparando os dados que mais são importantes. Com um relatório personalizado, você ainda pode interagir com os Segmentos Avançados e comparação de data do Analytics, gerando relatórios completos e que certamente dariam muito trabalho para serem gerados sem esta funcionalidade.

Utilizando os recursos, você pode, por exemplo, definir uma segmentação para exibir resultados de referências orgânicas do Google e juntar com o Relatório personalizado que exibe Páginas vistas, Rejeições, Tempo no Site, Visitas e Taxa de Conversão, tudo dimensionado por hora do Dia. O resultado é a imagem abaixo, com um relatório cheio de detalhes e informações, agora dispostas de uma forma muito prática.

Infelizmente não consegui visualizar informações do Adsense, mas assim que tiver a oportunidade, bem como conseguir entender melhor todas as facilidades que os novos recursos podem proporcionar, volto a postar aqui.

Caso você já tenha acesso às novidades, veja aqui quais combinações válidas de relatórios são possíveis e veja mais informações sobre os Segmentos Avançados aqui.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial