Marissa Mayer: Privacidade e a contagem de palavras na página inicial do Google - Pretog News
Pretog News: Marissa Mayer: Privacidade e a contagem de palavras na página inicial do Google


Marissa Mayer, Vice-Presidente de Produtos de Busca e Experiência de Usuário da Google, publicou ontem no Google Brasil Blog o post "O que vem a seguir nesta série? 13, 33, 53, 61, 37, 28..." para falar sobre a contagem de palavras usadas na página incial do Google, abaixo você pode conferir o post na íntegra.

Numa noite de verão de 2000 eu me encontrava respondendo alguns e-mails de suporte a usuários por causa de dois novos recursos que tínhamos acabado de lançar: Pesquisa avançada e Preferências (na ocasião com o sugestivo nome "Idioma, Exibição, e Opções de Filtragem" :)). Ocupada preparando respostas sobre como configurar Safesearch ou mudar o número de resultados oferecidos como padrão, trabalhei na lista de e-mails. E então notei algo: O próximo e-mail tinha apenas um número ("37") na linha de assunto – sem mensagem de texto. Que forma estranha de spam, pensei. Por que alguém estaria motivado a enviar apenas um número? Procurei o endereço de e-mail do usuário para ver o que mais tinha sido enviado. Interessante. Muitos números: 33, 53 e então uma dica: "61, está ficando um pouco pesado, não?" Além do mais, a data de cada uma das mensagens parecia muito familiar. Então percebi que é porque as datas eram todas os dias nos quais eu tinha lançado várias mudanças na página inicial. "Ficando pesado?" – essa correspondia a um dos lançamentos de página inicial com mais texto que já fizemos.

Estaria o remetente contando palavras? De fato, olhei de novo, contei as palavras eu mesmo, e ele estava – uma versão humana manual de uma escala para a página inicial do
Google. Ele estava pesando em nossa página inicial e nos informando que estava ficando muito pesado. Um de seus primeiros e-mails tinha uma nota no corpo: "O que aconteceu com os tempos do 13?" – referindo-se à contagem de palavras na página inicial de 1999. Este mistério e sua revelação eram realmente interessantes, porque eu pensei sobre a página inicial e sobre como mantê-la simples o tempo todo. Entretanto, eu ainda não tinha pensado em olhar para ela através desta lente muito simples: apenas contar as palavras. Quanto menos, melhor.

Desde aquela noite, esta tem sido nossa disciplina, e todos que trabalham na página inicial e seu design conhecem o número atual: 28. (Esta é a contagem de palavras para a página básica se você n
ão estiver logged in; não há linha promocional sob a caixa de busca, você configurou Google como sua página inicial e portanto não recebe o link "Faça do Google a sua página inicial!" e conta "©2008 Google" como duas palavras). Assim, faremos uma alteração na página inicial acrescentando um link à nossa política de privacidade. Para o Google, a privacidade de nossos usuários vem em primeiro lugar. Confiança é a base de tudo que fazemos, portanto queremos que você esteja familiarizado e satisfeito com a integridade e atenção que damos aos seus dados pessoais. Acrescentamos este link à nossa página inicial e à nossa página de resultados para facilitar que você encontre informações sobre os nossos princípios de privacidade.

O novo link "Privacidade" vai para o nosso Centro de Privacidade, que foi renovado no início deste ano para ser mais direto e acessível, com vídeos e uma visão geral sem linguagem jurídica para assegurar que você entenda em termos básicos o que Google faz, não faz e não fará com relação à sua informação pessoal. Qual a relação da privacidade com a contagem de palavras da página inicial? Larry e Sergey me disseram que eu só podia acrescentar isso à página inicial se tirasse uma palavra – mantendo o “peso” da página inicial inalterado em 28. Considerando que o novo link de Privacidade fica melhor com termos de isenção de responsabilidade na página, pensei na linha de copyright, e aí removemos a palavra "Google" (sabendo que estava implícita, obviamente) e acrescentamos o novo link de privacidade ao lado.

Acreditamos que o fácil acesso à nossa informação de privacidade sem peso adicional na página inicial é uma clara vitória para nossos usuários e uma melhoria para nossa experiência. Você pode clicar aqui para visitar nosso Centro de Privacidade.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial