Preso o "espião" da Google na CPI - Pretog News
Pretog News: Preso o "espião" da Google na CPI

O Jornalista preso no Senado por vasculhar documentos sigilosos de CPI diz trabalhar para o Google.



A polícia do Senado prendeu, nesta quinta (26), um jornalista acusado de ter acesso de forma ilegal a documentos sigilosos da CPI da Pedofilia.


Rildson Moura foi flagrado pelo circuito de câmeras do Senado mexendo em documentos da CPI que só podem ser lidos por senadores.


Abordado pela polícia da Casa, Rildson disse que era jornalista e fazia pesquisas a pedido do Google, para onde enviaria um relatório sobre o trabalho da CPI. A prisão de Rildson foi confirmada pelos assessores de Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia.


A comissão investiga crimes de pedofilia online, o que tem gerado constrangimentos ao Google Brasil, responsabilizado por alguns senadores por abrigar conteúdo pedófilo na rede social orkut.


Rildson Moura é funcionário da empresa Arko Advice. No site da Arko, ele é descrito como “graduando em jornalismo e diretor de informação e monitoramento legislativo”.


A assessoria do Google no Brasil explicou que a empresa de fato contratou a Arko para acompanhar as discussões sobre internet e legislação que ocorrem em Brasília, mas nega que Rildson tenha agido a pedido do Google.


O Google diz que está acompanhando o caso e se eventualmente ficar demonstrado que Rildson agiu por orientação da Arko, romperá o contrato de consultoria com a empresa.


Após ser interrogado, Rildson foi liberado pelos policiais, mas poderá ser chamado à Casa para prestar novos esclarecimentos. Magno Malta disse que pedirá à polícia do Senado rigor na investigação.


“Quero que seja apurado a serviço de quem ele (Rildson) está trabalhando. Quero saber por que ele estava mexendo em requerimentos da CPI, pensando que ninguém estava vendo”, disse o Malta à Agência Senado.


Nesta quinta-feira, a CPI decidiu convocar novamente o presidente do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, para depor na comissão.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial