Orkut: Google deleta comunidades com 'chave' falsa para destrancar álbuns - Pretog News
Pretog News: Orkut: Google deleta comunidades com 'chave' falsa para destrancar álbuns

OrkutUm link com código JavaScript acrescentava automaticamente ao perfil dos orkuteiros curiosos diversas comunidades. O Orkut impediu a propagação de links e apagando comunidades que divulgavam a falsa chave esse código malicioso.

Inúmeras comunidades que prometem destrancar os álbuns protegidos do Orkut foram excluídas do site nesta semana. Quando o usuário usava um desses links fraudulentos para tentar abrir álbuns, era enganado e diversas comunidades eram acrescentadas ao seu perfil sem o seu conhecimento. Entre elas, “Quero um amor pra vida toda”, “Universidade hacker”, “Linkin Park”, “Dou risada quando não pode” e “Te incomodo?? Que peeena!”.

Os links apareciam na descrição de muitas comunidades, todas sobre o cadeado usado para trancar álbuns, e foram substituídos pela mensagem [content suppressed]. Depois disso, muitas dessas comunidades foram apagadas, desaparecendo do Orkut. No entanto, é possível encontrar pelo menos um deles na rede social do Google, ainda propagando o link fraudulento.

“Adotamos a prática do bloqueio de links para reduzir a quantidade de spam no Orkut, pois mais de 90% dessas mensagens fraudulentas levavam o internauta para outros sites. Trata-se de uma medida de segurança para reduzir os riscos do usuário”, explicou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.

Ainda segundo o diretor, essa precaução é feita de forma automática. Quando o sistema identifica uma comunidade criada com o único objetivo de propagar links para levar o internauta fora do Orkut, ela é retirada do ar. A empresa de segurança Sophos afirma que, a cada dia, são identificados 23,3 mil sites relacionados a spam, sendo que essas páginas têm freqüentemente/unicamente o objetivo de infectar o computador dos visitantes com virus, malwares e spywares.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial